quarta-feira, 21 de julho de 2010
Quiche Lorraine
Alô Chefs,
Já ouvi falar muuuiito deste quiche e de todas as artimanhas para fazê-lo. É uma torta cara, pois tendo como ingredientes os queijos roquefort e gruyère não poderia ser barato. Mas vale a pena cada centavo e afinal não se come quiche lorraine todos os dias né? Fiz a quiche com a receita original francesa, retirada do livro "Cozinha Francesa" da Parragon Books. Substituí o pecorino pelo parmesão mas ficou muito bom.
Para a massa:
175g farinha de trigo
125g manteiga
25 g de queijo pecorino
4 a 6 colheres de água gelada
Misture tudo, até ficar uma massa mole. Envolva em filme e coloque para descansar na geladeira por 15 minutos. Após este tempo, estique a massa com um rolo e coloque numa forma de aro removível. Retire o excesso (aproveite para fazer mini quiches) e fure com 1 garfo em toda a superfície da massa.
Coloque uma folha de papel vegetal e um punhado de grãos de feijão por cima, para não deformar a masssa. Leve ao forno por 15 minutos em temperatura média. Retire do forno, guarde os feijões e elimine o papel vegetal. Leve ao forno por mais 7 minutos. Deixe esfriar.
Para o recheio:
120g de queijo gruyère
50g de queijo roquefort
175g de bacon em pedacinhos frito e seco
3 ovos
150g de creme de leite
sal e pimenta à gosto
Corte os queijos em pedaços, forre o fundo da forma e coloque o bacon por cima.
Misture o creme de leite com os ovos e tempere ligeiramente com a pimenta e o sal.Jogue por cima dos queijos c/ bacon. Polvilhe com um pouco do pecorino/parmesão e leve ao forno por 10 minutos. Sirva de imediato.
É tão bom comer bem....
terça-feira, 20 de julho de 2010
Caldinho de Aracaju
Alô Chefs,
Conforme havia comentado aqui, segue a receitinha básica do caldinho de feijão lá de sergipe. É simples: daquele feijãozinho delícia que você já havia feito, separe 3 canecas de feijão e acrescente água para ficar mais ralinho. Leve ao liquidificador e bata até triturar o feijão até virar um caldo. Em panela à parte, frite no azeite 1 calabresa josefina em rodelas bem fininhas. Leve o caldo ao fogo e acrescente as fatias de calabresa e 1/4 do tablete de caldo de costela (só isso, senão salga muito). Depois de pronto, acrescente 1 a 2 ovos de codorna cozidos e decore com salsa. O charme ficou por conta da minha caneca linda da matriuska.
Bon apetit!
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Batata Anna
Alô Chefs
Esta receita estava como uma das prioridades da minha lista. Provei uma vez e me apaixonei. Pega aí:
- Batatas cortadas bem finas
- 1 tablete de caldo de frango
- 1/2 cebola ralada
- 1/2 tomate picado
- 1 lata de creme de leite
- 50 grs de parmesão
- Queijo mussarela
Refogue a cebola e o tomate no azeite. Acrescente um pouco de água e dissolva o caldo de galinha. Acrescente o creme de leite e metade do parmesão e mexa até que o fique um creme homogêneo.Unte o pirex com manteiga e em camadas coloque: as batatas cruas, o creme de galinha, o queijo. Repita as camadas até a altura do pirex, finalize com o creme e polvilhe com o parmesão. Leve para assar até sentir que a batata está cozida e o gratinado no ponto.
Bon Apetit!
Dica: O segredo deste prato é a batata, que deve ser fatiada bem fininha, quase transparente.
terça-feira, 13 de julho de 2010
Lombo com Molho Barbecue
Olá Chefs!
Sempre fui muito fã do molho barbecue, desde que o provei a primeira vez num churrasco americano que participei na finada Skill. Quando vi esta receita, havia a opção de comprar o molho barbecue pronto que vende no mercado mas.... aí não teria graça. Na verdade não tem muito segredo e o resultado é muito bom.Os responsáveis por este molho delicioso são os ingredientes abaixo, que combinados dão aquele gostinho diferente.
Ingredientes do molho:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ cebola ralada
½ xícara (chá) de molho de tomate
½ xícara (chá) de catchup
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Suco de ½ limão
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de mostarda
3 colheres (sopa) de açucar mascavo
Aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o molho de tomate, o catchup, o sal, a pimenta-do-reino e deixe refogando por 5 minutos no fogo baixo. Em seguida, acrescente o suco de limão, o vinagre (usei o vinagre balsâmico para dar um tchan..), o molho inglês, a mostarda, misture e deixe no fogo baixo por mais 5 minutos. Por fim, acrescente o açucar mascavo e misture até que fique homogêneo.
Utilizei um lombo já temperado e recheado. Pincelei uma parte do molho no lombo e cobri com papel alumínio. Levei ao fogo por 40 minutos. Depois retirei o papel alumínio, joguei o restante do molho e deixei por mais 10 minutos.Ficou show!
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Escondidinho de Carne do Sol com Pirão de Aipim e Queijo
A única dificuldade que acho desta receita é a textura do pirão. O truque é deixar o aipim cozinhar bastante para ficar bem molinho e depois processá-lo para ficar mais fininho. O gosto fica pro conta de bastante manteiga (de garrafa, de preferência) e pedacinhos de queijo.
A carne do sol deixei de molho por uma meia hora, de pois fritei somente no azeite com cebolas.
Depois é so arrumar a carne no fundo travessa, cobrir com o pirão, polvilhar queijo ralado e levar para gratinar. Um pecado!
Ah, aproveitando a onda dos finger foods, aproveitei pra fazer essa gracinha com o escondidinho...
Creme de Chocolate com Morangos
Alô Chefs!
Desculpem a ausência, é que peguei uma gripe daquelas e estava sem coragem para cozinhar. Mas como compensação, segue uma receita divina para quem adora a combinação chocolate com morango.
Ingredientes
- 2 latas de leite condensado
- Mesma medida de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 6 colheres (sopa) de amido de milho
- 50 g de raspas de chocolate meio amargo
- 1 caixa de creme de leite sem soro
- 5 colheres (sopa) de licor de menta
- Morangos
Para a cobertura:
- Clara de três ovos
- 500 g de glaçúcar
- 1 colher (chá) de ácido cítrico
- 1 colher (chá) de emulsificante
Numa panela, no fogo, coloque toda a medida do leite condensado e 1 1/2 de leite. A outra metade do leite será usado para dissolver a maizena. Acrescente a manteiga e o chocolate em pó. Misture. Dissolva a maizena. Quando a mistura dos ingredientes estiver fervendo, coloque a maizena já misturada, aos poucos e vá mexendo. Se empelotar, não se preocupe, pois depois voltará ao normal. Quando o creme estiver engrossando, diminua o fogo. Não pare de mexer. Em seguida, coloque as raspas de chocolate e misture. Desligue o fogo e adicione o creme de leite sem soro. Leve a uma travessa e cubra a mistura com um plástico. Dessa maneira, o creme continuará cremoso, sem nenhuma crosta. Reserve e deixe esfriar. Agora, já frio, acrescente o licor de menta. Misture e reserve.
Para a cobertura,bata as claras e, quando estiverem em neve, junte o glaçúcar e misture. Ponha agora o ácido cítrico e o emulsificante para ficar cremoso.
Para a montagem:morangos abertos no fundo da recipiente, creme de chocolate, morangos cortados e o merengue por cima. Com a colher, faça bicos no merengue. Enfeite com morangos inteiros e raspas de chocolate. Deixar na geladeira por 24 horas.
Assinar:
Postagens (Atom)