quinta-feira, 20 de maio de 2010

Maminha Recheada com Molho de Cerveja Escura


Caros Chefs,

Pensei a semana toda nesta receita, e estava em cólicas pra chegar o fim de semana e poder experimentá-la. Uma dicazinha básica para todas as receitas: prepare o seu ambiente "de trabalho". Você consegue um melhor resultado se não fizer tudo correndo com medo de queimar. Bom, seguem ingredientes:

- 1 peça de maminha
- 200 grs de queijo mussarela
- 200 grs de presunto
- Tempero italiano (salsa, alho,sal,alecrim/pimenta do reino)
- Salsa

Para o molho:
- 1 lata de cerveja escura (de preferência schin, hehehe)
- 1 tablete de caldo de carne
- 2 colheres de molho roux*

Tempere a maminha com o tempero italiano e deixe tomar gosto por uma meia-hora. Coloque a maminha na panela de pressão, juntamente com a lata de cerveja, a mesma medida de água e o tablete de carne. (Não coloque mais nenhum tempero, não é necessário)Deixe na pressão por 20 minutos.




Retire a carne da panela e coloque num refratário. Faça cortes na carne em tiras de 2cm sem no entanto cortá-la totalmente. Faça rolos com o queijo e o presunto e vá colocando nas fendas da carne.



Recolha o caldo que sobrou da panela de pressão e leve ao fogo baixo, acrescentando o molho roux para encorpar. Após levantar fervura, desligue e derrame sobre a carne. Povilhe com salsa em pó e leve ao forno para dourar a carne.




Servi com batatas gratinadas com molho de gorgonzola. Esta receita é superfácil, vou ensinar apenas o molho: bata no processador 1 lata de creme de leite, 2 colheres de queijo parmesão ralado, 1 fatia fina de gorgonzola e orégano à gosto. Despeje sobre as batatas cozidas e cubra com fatias de mussarela e salpique queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar.
Adorei a receita, ficou muito gostoso. Lembre de não deixar a carme muito tempo na pressão, pois ela ainda irá ao forno, para não ressecar. Bom apetit!



* o molho roux refere-se a mistura de quantidades iguais de farinha e manteiga ou óleo, usadas para engrossar vários tipos de molho. Basta misturar 1 colher de farinha de trigo com 1 colher de manteiga derretida ou óleo com um pouco dágua.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Medalhão de Filet ao Molho de Melaço com Queijo Coalho

Caros Chefs,

Enfim, estou postando a minha primeira receita. E olha que ficou muuuiiittoooo bom!!! É sempre muito bom experimentar uma coisa nova, ainda mais quando você que fez. Bom seguem os ingredientes:
- 1 peça de filet mignon
- 1 prato de bacon em tiras
- 500 grs de queijo coalho
- Melaço de cana
- Caldo de carne
- Alho frito
Temperem o filet mignon com a mistura sal/alho/pimenta do reino e deixe descansar por 30 minutos para pegar o gosto. Depois, corte em fatias pequenas e enrole-as com o bacon usando palitos para segurar as tiras. Prepare uma panela com azeite no fogo baixo para selar rapidamente os filés. Reserve. Faça o mesmo com o queijo, já cortado em quadrados do tamanho que caibam em cima de cada fatia do filé. Na mesma panela que selou os filés, coloque mais um pouco de azeite e dissolva o caldo de carne, acrescentando um pouco de água. Vá colocando o melaço e vá provando até atingir o sabor desejado (o ponto vai do gosto de cada um, mais doce ou mais salgado).Após levantar fervura, jogue por cima dos filés, já arrumados numa travessa e leve ao forno para gratinar o queijo e terminar de assar os filés. Ah! Já ia me esquecendo! Antes de levar ao forno, salpique alho frito por cima dos filés. Deixa um sabor irresistível. Gostei bastante, principalmente pela combinação do caldo do melaço com o alho frito.Como acompanhamento, penne ao molho de manjericão. Bon apetit!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sabores e Ares do Brasil

Caros Chefs,

Viajando por aí, provei muitas coisas gostosas, que como boa turismóloga fiz questão de pesquisar antes, é claro... Resolvi então postar pra vocês as delícias do nosso país, que tive oportunidade de experimentar.

Búzios/Rio de Janeiro - dentre muitas delícias, o almoço com buffet completo (self-service) no restaurante, tendo a seus pés o marzão de búzios e seus navios de cruzeiro enormes. Me senti saindo da novela Viver a vida, batendo perna na Rua das Pedras, passeando na Orla Bardot e... vivendo a vida.


Angra dos Reis/Rio de Janeiro - o lugar é lindo, a paisagem é inesquecível, e que tal um peixinho ao molho de camarão à bordo de um veleiro? Pois é, o passeio incluía esta delícia e uma maravilhosa lula à dorê com molho rosé. Simplesmente imperdível.



Mangue Seco/Bahia - visitar o local das filmagens de Tieta, é só um dos atrativos, agora se deliciar com uma moqueca de camarão na beira da praia,depois de um passeio de bugre com emoção (descer ladeira abaixo a toda velocidade)em uma das barracas de palha com uma redinha para se deitar, é demais. Pois é, lá você já vai almoçar e tirar uma pestana ao mesmo tempo. A dupla moqueca/rede realmente é imperdível.



Aracaju/Sergipe - além dos famosos caranguejos pra se comer na velha barraca Marujo, não deixem de pedir um caldinho de feijão delicioso que vende na orla de Aracaju. Esta delícia vem sempre acompanhada de ovinho de codorna e pedacinhos de calabresa, que dá um tchan nesta iguaria. Provei e aprovei! Prometo que farei e colocarei aqui pra vocês.



Gravatá/Pernambuco - nesta cidadezinha fica em pleno nordeste pernambucano, porém, pense! é uma cidade serrana, famosa pelo frio (isso mesmo!)e pelos morangos. Mas a minha recomendação, além das geléias de morango maravilhosas que tem por lá, há uma preciosidade chamada CARTOLA, uma delícia feita de banana frita, coberta com queijo coalho e açucar e canela por cima... Não preciso dizer que foi tudo de bom, para comer realmente de joelhos... Provei, provei e a-pro-vei!!! Outra promessa que em breve se tornará realidade. Postarei em breve.



Canoa Quebrada/Ceará - pense num lugar perfeito? É aqui... O contraste do mar verde esmeralda com as falésias de barro vermelho é impressionante e não menos impressionante é famoso pargo, peixe famoso naquelas bandas. Comi tanto, que depois com aquela brisa marinha quase dormi.


Ilha de Itamaracá/Pernambuco - olha, Pernambuco realmente é ímpar... Você encontra cada coisa... Imperdível provar as famosas PASSAS DE CAJU. À primeira vista, parecem ameixas em calda mas realmente trata-se do caju em verdadeiro estado de graça... Uma delícia! Não sei como faz, mas vou descobrir... ah vou!


Cabo de Santo Agostinho/Pernambuco - êta estadozinho de surpresas viu? Na verdade não é uma receita mas sim uma indicação. Pense em te oferecerem 1 balde (isso mesmo, um balde destes de lavar roupa) cheinho de camarões pistola aferventados por apenas R$ 10,00?? Pois é... Claro que isto foi alguns anos atrás mas mesmo assim tomei um susto na época. O segredo? Finalzinho de tarde...

Fortaleza/Ceará - muito bom pra comprar, muito bom pra passear e muito bom pra comer... Centro Cultural Dragão do Mar: me encantei com o chopp de vinho, que experimentei pela primeira vez lá, acompanhado de um bolinho de bacalhau maravilhoso... do Chopp do Bixiga!


Ilhéus/Bahia - gente, sabe a novela Gabriela? Lembra do Vesúvio? Pois é, lá no famoso bar, provem uma casquinha de siri divina... É simplesmmente per-fei-ta. Creio que colocam um pouco de queijo ralado e leite de côco e fica uma cremosidade só, e para acompanhar, uma deliciosa azeitona em cima. Perfect!

Sabará/Minas Gerais - imagine uma casinha de pedra, com um restaurante que fica num porão iluminado por candeeiros? Lindo né? Pois é, me empanturrei do delicioso pão de linguiça na brasa... Mas antes de ficar pronto, um pequeno petisco para esperar: caldinho de aipim e tigelas e mais tigelas de paçoca de carne seca... Cheguei lá de manhã e só saí no fim da tarde... Acreditam??? Olha a cena do crime:


Campos do Jordão/Sampa - simplemente inesquecível... chocolate quente lá em cima no teleférico, no Morro do Elefante, fondue na noite gelada da Vila Capivari, mil e umas Baden Baden no restaurante de mesmo nome, enfim, um sonho sem fim... Um dos lugares para se conhecer e colocar dentre os objetivos de vida. Realmente.


Aquiraz/Ceará - nesta cidade fica o famoso Parque Temático BEACH PARK. Bem curioso (e gostoso) foi o carangueijo que comi por lá. Era uma espécie de ensopado com dendê e leite de côco, que deixavam os bichinhos uma delícia. Vale a pena conhecer o parque (se estiver disposto a pagar 100 contos)e provar esta iguaria.

Ouro Preto/Minas Gerais - esta cidade é um sonho, para quem gosta de história então, como eu, o suprasumo... No estilo de restaurante de Sabará, no porão, provei o melhor tutu à mineira da minha vida. Parece que vc está em outro país, em outra época, em outro tempo. Não percam.

Rio de Janeiro - voltando de uma partida no Maracanã, fomos jantar em um lindo Bistrô(Montagu), com uma comida divina. Picanha fatiada ao molho de champignon e arroz de açafrão. Detalhe: o marido amou, e eu? Está na minha lista culinária para uma comemoração a dois, é claro.


Rio de Janeiro - era um sonho desde muito tempo, conhecer a famosíssima Confeitaria Colombo. Recomendo tomar um capuccino com bastante creme e uma preciosidade chamada Maravilha de Camarão(que desde muitos e muitos anos eram fabricadas falsas, recheadas com algodão para as brincadeiras no 1º de abril). Olha só o nome? E o gosto então? Sem comentários...

São Paulo - Sampa é sem comentários para gastronomia. Sempre morri de vontade de comer as tortas da loja Amor aos Pedaços, que sempre saía em tudo que era revista. Enfim provei das delícias e como amo torta de limão, vai aí minha indicação.


Rio de Janeiro - O Hotel Glória sempre foi um ícone do Rio, tendo hospedado grandes artistas estrangeiros, assim como o Copacabana Palace, e tive a grande oportunidade de conhecê-lo anos atrás. O café da manhã no majestoso salão é inesquecível. É outra viagem ao tempo. Me senti realmente nos tempos da corte real portuguesa. Outro para entrar na lista dos objetivos. Incrível.

Os Vinhos














Caros Chefs,

Não poderia deixar de falar sobre os vinhos no primeiro post. É uma paixão incontrolável, pelos sabores, pelos aromas... Costumo dizer que sou apenas uma aprendiz, quem sabe um dia, uma sommelier? Nunca se sabe... Bom, aqui vão algumas dicas bem básicas sobre eles:

- Vinho branco - harmonizar com carnes brancas, mariscos;

- Vinho tinto - harmonizar com carner vermelhas, massas;

- As taças para os vinhos devem ser bojudas para que o aroma do vinho possa "circular" pela taça e possa se sentir as notas aromáticas do vinho;

- Não se deve pegar a taça pelo bojo e sim pelas hastes, para que o calor das mãos não interfira na temperatura do líquido;

- Tenha pelo menos um kit básico em casa, como: um bom saca-rolhas, um decanter, um salva-gotas, uma corta lacre e uma adega (climatizada se possível);

- Sempre que for degustar um vinho, tenha sempre um copo d´água e um pedaço de pão seco, para que possa "limpar" o paladar.

Estas dicas são bem básicas, porém muito importantes. Tenho materiais bem legais sobre vinhos que posso compartilhar com vocês. Se interessar, envio por email.

Beijinhos, e cheers!

Glossário:
Decanter: recipiente de fundo largo e abertura estreita utilizado para separar sedimentos (partículas de açucar, da própria uva, tec) de um determinado líquido. No caso dos vinhos, além da retirada de sedimentos, o decanter serve também para oxigená-los, em virtude da maior área de contato do líquido com o ar no decanter se comparada à área de contato quando ainda se encontra engarrafado.

Salva-gotas: geralmente feito em neoprene, pela sua capacidade de absorção, "veste" o pescoço da garrafa, para que após se encher os copos não respingue.

Corta-lacre: usado para retirar o lacre que vem em cima da boca da garrafa antes de abri-la com o saca-rolhas.


"O Vinho é para o homem que dele faça uso moderado, um estimulante do apetite, um excelente auxiliar do seu estômago no trabalho e digestão, um gerador de bem-estar, um generoso dador de alegria" - Dr. Weissebach, Médico